Entretenimento › Boliche

Boliche ou Bowling

O boliche (português brasileiro) ou bowling (português europeu) (pronunciado como bólingue, que é alternativa também existente mas rara ) é um Desporto cujo objetivo é derrubar, com uma bola, uma série de pinos alinhados ao fundo de uma pista. Como a perícia do jogador é mais importante que a sua força ou resistência física, pode-se jogar bowling por toda a vida e obter bons resultados, tanto por lazer entre amigos e familiares como por deporto em competições nacionais e internacionais.

Objetivo:
O bowling tem por finalidade arremessar uma bola sobre uma pista para atingir dez pinos dispostos numa formação triangular.
Uma partida ou uma "linha" consiste em dez jogadas (frames). Do frame 1 ao 9 o jogador tem direito a dois arremessos no máximo, a fim de derrubar todos os pinos "Spare". No caso de derrubar todos os pinos no primeiro arremesso - "strike" -, o jogador não deve arremessar a segunda bola. No décimo frame existe a possibilidade de três arremessos. Se nos dois primeiros arremessos foram derrubados os 10 pinos "spare", ou se foi(foram) feito(s) 1 ou 2 "strikes" haverá o terceiro arremesso.
Quando um atleta consegue dois strikes seguidos, ele faz um "lique" ou "duque". O número máximo de pontos numa partida é 300, conseguidos com doze strikes.

Área de arremesso
Antes do início da pista, existe uma área denominada "approach" ("aproximação", "acesso", "chegada", em inglês), com espaço suficiente para que o jogador dê alguns passos e arremesse a bola. Não se pode jogar boliche com sapatos comuns ou com tênis de sola de borracha. Esses calçados, além de danificarem o "approach", não permitem que o jogador possa escorregar levemente com seu pé de apoio - esquerdo, para os destros - ao fim do movimento de largar a bola.
Recomenda-se que o jogador, enquanto se prepara para jogar (antes de subir no "approach"), observe as pistas próximas, tanto à sua esquerda quanto à direita, e não dialogue com o vizinho de pista para não atrapalhar a concentração dos jogadores. Somente o jogador da vez deverá permanecer no "approach".
Deve-se evitar também a demora para arremessar a bola: isso prejudicará a pegada - "grip" - nos furos em razão do suor nos dedos, além de atrasar as jogadas dos demais jogadores.
Não se deve levar bebida ou comida até o "approach", pois qualquer sujeira na sola do sapato de boliche que impeça o seu deslizamento poderá causar um acidente.
Na prática, é comum denominar "approach" o conjunto dos movimentos do jogador desde sua entrada na pista, seu posicionamento e concentração, sua maneira de segurar e arremessar a bola até que ela chegue aos pinos.

Pistas
As pistas oficiais são de madeira ou sintética, possuem 62 pés (ou 18,20 m) de comprimento por 1,07 metro de largura.
Tradicionalmente, a pista possui dois tipos de madeira, os 6m iniciais que correspondem à área de arremesso ("approach") e a zona onde a bola rola antes de atingir os pinos. Os pinos são montados com madeira branca e dura (maple canadense). O meio da pista até onde são colocados os pinos é feito de madeira marfim.
Constituída de 39 tábuas de 1x3" unidas pelo sistema de macho e fêmea, recebe uma aplicação de laca de poliuretano. Diariamente aplica-se sobre a pista um óleo de fabricação especial, que vai da linha de falta (em maior quantidade) diminuindo até terminar a no máximo ("long oil") 2/3 da extensão da pista (42 pés). A finalidade deste óleo é proteger o início da pista, onde as bolas estão em maior velocidade e podem ser jogadas de alguma altura.
Atualmente, a maioria dos salões está mudando para pistas sintéticas, muito parecidas com a fórmica colocada sobre um aglomerado de madeira. Esse material de 1 polegada de espessura, foi inclusive sendo testado e aprovado pela NASA. Os praticantes de bowling falam frequentemente de "leitura da pista". Isso significa que, dada a experiência do jogador, ele consegue achar o ponto de saída e a seta mais convenientes para arremessar a bola, após algumas jogadas. Essas variações (saída e seta) dependem, basicamente, das condições da pista e a forma como foi passado o óleo protetor ("short", "medium" ou "long").
Antes de iniciar-se um torneio ou campeonato os organizadores autorizam um "bate-bola" (arremessos sem a contagem dos pontos) para leitura da pista e aquecimento dos jogadores. Estes, por sua vez, fazem arremessos não só visando a saída e seta corretas para um "strike" mas também para atingir os pinos 7 e 10 o que ajuda no fechamento de "spare".

Bolas

São fabricadas com variados materiais, tais como: borracha dura, poliuretano, poliéster, etc. Pesam entre 6 e 16 libras no máximo (2,72 kg e 7,25 kg), não devem ter mais que 8,66 polegadas (aproximadamente 22 cm) de diâmetro.

Como escolher uma bola adequada
O jogador iniciante deve ir até a prateleira de bolas e procurar por uma que lhe seja o mais confortável possível, nem muito leve (normalmente destinada às crianças) nem muito pesada (indicada para quando estiver mais familiarizado com o jogo).
Se você observar bem verá que toda "house ball" (bola fornecida pelo salão) tem um número que indica o seu peso (em libras) para auxiliar a sua escolha.
Experimente algumas bolas com pesos diferentes até achar a mais adequada ao seu estilo.

Contagem dos pontos
A pontuação de uma partida ou linha varia de acordo com a quantidade de pinos e a forma como o jogador os derruba, podendo ir de zero (quando nenhum pino é derrubado nas dez jogadas ou "frames") até o máximo possível de 300 pontos, ou seja, doze "strikes" consecutivos.
É evidente que, como cada partida tem dez "frames", só seriam possíveis dez "strikes", porém se o jogador derrubar todos os pinos no primeiro arremesso do décimo "frame", ele ganha o direito de jogar mais duas bolas, conseguindo assim a chance de completar doze "strikes" numa mesma linha, embora seja muito raro isso acontecer.
Toda pista possui uma Linha de Falta com mais ou menos 1,2 polegada e na largura da pista, localizada entre o término do "approach" e o início da pista. Se o jogador pisar nesta linha, ao fazer o seu arremesso, perderá a jogada. Existem Linhas de Falta com sensores eletrônicos que detectam a falta através de células foto-elétricas e aplicam a penalidade automaticamente ao infrator, mostrando no monitor de anotações zero ponto ( – ) e, se for o primeiro arremesso, serão colocados novamente os dez pinos. Dessa forma, caso o jogador derrube os dez pinos nessa segunda jogada após a falta, será computado um "spare". Se a falta for na segunda jogada, não marcará pontos nessa, valendo apenas os pinos derrubados na primeira jogada.
Exceto quando um strike for feito, o número de pinos derrubados no primeiro lançamento do jogador deverá ser marcado no canto superior esquerdo do quadrado correspondente a cada frame, e o número de pinos derrubados em seu segundo lançamento deverá ser marcado no canto superior direito do quadrado correspondente àquele mesmo frame. Se nenhum pino for derrubado na segunda bola, o espaço referente àquele lançamento deverá ser preenchido com (-). A anotação dos dois lançamentos deverá ser feita imediatamente.


Fonte: Wikipédia.

Voltar para Entretenimento